Entrevista: Carol Sales

O Blog Carpe Diem Literário entrevistou a autora nacional Carol Sales, carioca de 38 anos, que acabou de lançar no Amazon sua primeira obra,  Olhe em meus Olhos. Ela já está em sua terceira obra divulgada no Wattpad, estando a segunda disponível na plataforma.
Em nossa entrevista, conversamos sobre seu processo de criação, sobre futuras obras e muito mais. Confira!

CDL - Conte-nos um pouco sobre você.

Carol Sales –Bem, sou mãe, divorciada, tenho 38 anos e desde que me conheço por gente que adoro ler. Não curto TV ou rádio e tenho minhas fases de escutar música, mas geralmente gosto dos meus momentos de solidão e do silêncio interrompido apenas pelo som do teclado.

CDL- Como surgiu seu dom para a escrita?

Carol Sales –Creio que começar a escrever tenha sido consequência de muito ler e sentir vontade de ter minha própria versão dentro do que li e ficou marcado em mim de alguma forma.

CDL– Como ocorre seu processo de criação? Você busca inspiração em algo ou a história simplesmente flui e você a transcreve? Tem algum horário em que se sinta mais a vontade para escrever?

Carol Sales –Perguntas complicadas. Sou sensitiva e na maioria das vezes a história flui simplesmente, somente as descrevo sem nem mesmo ter um nome para dar ao/s personagens descritos, e mais lá pra frente acontece o estalo, pow! O nome aparece e tenho um esqueleto de enredo rascunhado. Geralmente produzo melhor durante a noite.

CDL – Quanto tempo, em média, você leva para escrever um capítulo?

Carol Sales –Depende. Já aconteceu de eu estar no pique e escrever quase 6.000 palavras em pouco mais de 14 horas à frente do computador somente me levanto de tempos em tempos para satisfazer necessidades básicas de qualquer ser humano e por outras, não consegui sair do mesmo parágrafo por ter outros rumos fixados na minha cabeça, ou até mesmo outros enredos que nada tenha a ver com o que esteja escrevendo. Daí quando acontece, eu tenho que parar e respirar fundo, dar voz aos pensamentos em rascunhos à parte, até que se esgotem e então consigo voltar ao que escrevia antes e flui normalmente.

CDL – Você tem algum escritor (a) que é seu referencial na escrita?


Carol Sales –Tenho muitos escritores e citar alguns seria injustiça com outros que poderia esquecer nomes, mas com histórias que fizeram parte da minha vida e ficaram em minhas lembranças em algum momento.

CDL – Têm algum, ou alguns, autor favorito? Se sim, qual ou quais?

Carol Sales –Tenho vários e de momento, que em algum momento tenha lido algo que me prendeu... Aqui sinto que devo ressaltar que tenho minhas fases de ler e que leio compulsivamente tudo que gosto e assim sendo, minha dificuldade de ser justa ao eleger uns em detrimentos de outros, que me faria sentir culpada posteriormente.

CDL – Algum livro ou autor te inspirou ou inspira?


Carol Sales –Todos os que li, de certa forma, dentro de um conjunto como um todo, me inspira e é minha base de inspiração para escrever e sobre o quê não escrever, o que já escrevi e venho escrevendo.

CDL – Tem algum livro ou personagem favorito?


Carol Sales –Tenho. Nos últimos cinco ou seis anos e nem sei explicar exatamente o motivo (já que meus preferidos são estilo romance de banca com certo quê de erotismo), mas meu eleito nestes anos que vez em quando pego para reler e sempre me toca por dentro é A Hospedeira de Stephenie Meyer. E a Viajante/Pelegrina é minha personagem preferida.


CDL– Qual o seu personagem favorito dentre os livros que já escreveu? Por quê?

Carol Sales –Ri alto com um quê de histerismo nervoso ao ler essa questão, porque é complicado para uma mãe definir qual filho ela gosta mais.


CDL- Qual a cena mais difícil que já escreveu? E qual a que mais gostou?


Carol Sales – A cena mais difícil de escrever para mim são duas até então; em terceira pessoa geralmente é mais fácil para mim como autora, porque me coloco em uma posição de observadora de todos dentro do conjunto e mesmo assim, no meu romance ‘Olhe em meus olhos’, foi dar voz a uma personagem que é meu caso de amor e ódio em mesma medida, Ceccile. Sua doçura e aceitação sobre várias coisas que acontecem com ela vão de encontro com a minha personalidade mais enérgica e foi realmente complicado estar na sua pele e ver pelos seus olhos para descrever seus atos e falas. Já a segunda, e esta em primeira pessoa, foi dar voz ao antagonista Ivan do primeiro ‘Aprendizes do Amor’ subtítulo Joshua, porque esse personagem se apresentou tão psicótico e sombrio que meu mal estar em estar na sua pele era palpável e eu demorava horas senão dias para me libertar das sensações ruins gástricas ocasionadas.

CDL – Teve algum momento crítico enquanto escrevia que a fez pensar em desistir?

Carol Sales –De escrever propriamente dito não, jamais. Mas de compartilhar meus escritos com outras pessoas sim, várias vezes e por motivos variados.

CDL – Como é a sua relação com seus leitores?

Carol Sales –Descobri que sou carente e receptiva, apesar de pessoalmente ser seletiva e ter poucos amigos mais chegados, não me nego em dar atenção para quem me procure nos meios sociais, mas deixo a vontade para ir sem insistir que volte a conversar comigo aos que se vão.

CDL – Como lida com os comentários e críticas dos leitores? Já recebeu alguma crítica que te fez pensar em desistir de escrever?

Carol Sales –Na verdade, sou da opinião que ‘cliente que reclama é o que ainda quer permanecer na empresa’ e esse dito serve também para relação interativa autor/leitor, então eu tenho especial atenção com críticas que soem negativas e as valorizo muito, argumento meu ponto de vista e dificilmente me ofendo, até mesmo sinto-me realmente agradecida com os que se pronunciam, já que a consequência do dito citado acima, seja considerar que ‘clientes que desistem de estar na empresa, simplesmente dão as costas e vão embora’ e assim sendo, nem dão a chance de descobrirem o que poderia ser melhorado os interessados.

CDL – Como autor (a), quais seus sonhos e objetivos?

Carol Sales –Viver de escrever. Ainda que não fique rica (gargalhada), mas que possa não ter que dividir o tempo que dou para minhas criações e interação com meus leitores ao ter que me ocupar com alguma outra função profissional que me sustente e aos meus dependentes.

CDL – Como seus personagens surgiram? Inspirou-se em alguém para criá-los?

 Carol Sales Sem querer fugir da questão, lembrei-me aqui de uma citação dentre uma das músicas do eterno Renato russo: “Eu já morei em tantas casas que nem me lembro mais...” e é isso, não sei se explicar muito, mas já li muito, escrevi também muito e por muitos anos, algo vem e algo vai que depois me lembro de já ter lido algo semelhante, mas afirmo, são meras inspirações recorrentes de tudo um pouco.

CDL- O Wattpad tem sido um meio muito importante para os novos escritores divulgarem suas histórias. Conte-nos como foi sua primeira experiência com a plataforma e como foi a repercussão da sua obra.

Carol Sales Ah Wattpad... (outra gargalhada, agora menos nervosa e nada histérica), os pontos positivos foram os colegas que fiz por meio do uso da plataforma e divulgação em grupos relacionados, eu já tinha manuscritos e elegi ‘Olhe em meus olhos’ como minha estreia justamente pela complexidade da trama e pela minha necessidade de saber o que sentiria quem se dedicasse em ler por meio da interação. Os pontos negativos estão mais para ser comparado com uma primeira semana em escola nova; a aceitação da minha personalidade de escrita, o conhecimento de como o sistema ‘não descrito nem nas entrelinhas’ funciona nos bastidores... Enfim, como em qualquer sistema que se entre e vai encontrar de tudo um pouco, e somente com o tempo que vai se definir qual seu papel e grau nessa supracitada cadeia alimentar (divirto-me com isso).

CDL- Qual a maior dificuldade que você considera em publicar seus romances?

Carol Sales –Começar foi complicado, exaustivo até. Investir em si mesmo quando ainda não fez por onde merecer que alguém mais confie em seu projeto é o que demanda mais energia física, financeira e mental. Tem que querer muito e serão muitas pontas de facas para esmurrar. Mas ‘desistir’ é palavra rabiscada no meu dicionário.

CDL- Qual foi a pessoa que mais incentivou você a escrever e publicar suas histórias no Wattpad?

Carol Sales Danni Barbosa, minha gêmea de coração, é quem vocês podem agradecer ou xingar por isso (pisco divertida ainda rindo).

CDL- Tem algum autor favorito?

Carol Sales- Maya Banks, Lori Foster e algumas nacionais mais recentes vem ganhando minha admiração.

CDL– Como você se vê daqui a cinco anos profissionalmente? Quais são seus sonhos e expectativas referentes à escrita?

 Carol Sales – Cinco, dez, quinze ou para o resto da minha vida mentalmente sã, escrever é meu foco objetivo, algo real e tangível que ‘eu quero’, se poderei viver disso já é expectativa, desejo, que pode ou não ser inerente à minha vontade.


CDL – Você tem novos projetos em mente? Se sim, poderia nos contar um pouco sobre o que se trata a obra?

Carol Sales– Tenho projetos que gostaria muito de expor ainda neste ano de 2016, mas que podem se estender para 2017 e adiante, afinal, foram pouco mais de uma década escrevendo a mão pelo simples prazer de criar que me agradaria compartilhar.

CDL – Qual o seu conselho para os jovens escritores que estão surgindo?

Carol Sales Leiam muito e temas que te acrescentem algo na sua própria jornada como autor, inspirar-se em algo que se admira, para mim não é plágio, e sim honra dedicada, se é o tipo de leitor que lê caçando defeitos e os encontra no que esteja lendo, não deprecie quem escreveu porque isso não fará de você alguém melhor na visão de pessoas mais maduras como eu, use esse conhecimento de si mesmo para exigir mais de ‘si mesmo’ em seus projetos e faça seu melhor. Reconheça os que lhe estenderam a mão durante o trajeto; cuspir no prato que deliberadamente comeu nunca será uma boa jogada e consequente desta dica: Não peça nada que você mesmo não seja capaz de oferecer de volta em mesma medida, porque em qualquer campo que estejam, não adianta ser o profissional mais eficiente se não tiver carisma e ‘nome’ diziam meus antepassados, é algo que pode se levar cinco, dez anos para ser construído, mas basta alguns poucos minutos de vacilo para ver os pilares dessa construção tremerem.


Entrevista realizada pela Equipe CDL.


Obras da autora:
 


4 comentários :

  1. Adorei a entrevista!!! hauahuahausha
    Tinha que conferir, né? Essa pessoinha que tanto amo e a quem tanto admiro tinha mesmo que mostrar ao mundo suas obras. E ela ainda tem mto mais pela frente! Mais livros pra mostrar, mais novos projetos pra começar. Certeza.
    Adorei o post! Parabéns.
    E parabéns, Carol. Sucesso sempre, meu amor.

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Danni! Carol realmente é uma pessoa muito especial, uma ótima escritora que tem muito ainda a nos agraciar com suas histórias!

      Beijoss

      Excluir
  2. Oi Luan!
    Eu adoro entrevistas! Preciso apostar mais nisso no meu blog, fica bem dinâmico e descontraído!:)
    Te indiquei pra uma tag lá no meu blog. Ela é um pouquinho diferente, é voltada a escrita..não sei se vc gosta, mas se quiser está convidado a participar!
    Vou deixar aqui o link: https://estantepredileta.com.br/2016/04/25/meus-textos-tags-tag-momento-nostalgico-texto-desapego/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, eu também adoro. Que honra, com muito prazer irei responder a TAG.
      Muito obrigado por nos marcar, Beijos.
      Luan ;)

      Excluir