Resenha: A Coroa - Kiera Cass

Livro: A Coroa, Vol. 05 (A Seleção)
Título Original: The Crown
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340048
Páginas: 310
Gênero: Distopia
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

Sinopse: “Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava. America Singer e o Príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.”

 ***Alerta!!! Pode conter Spoiler. Este é o quinto volume da série, caso não tenha lido o primeiro, segundo, terceiro e quarto volume, veja nossa resenha no clique aqui.

Assim como o livro anterior, A Coroa tem como pano de fundo uma Iléa vinte anos mais velha. Maxon e America já foram coroados e nos últimos anos implementaram várias mudanças sociais e políticas, como haviam prometido. Eles fizeram de tudo para diminuir as diferenças entre as classes e para criar um reino mais igualitário. E é aqui que entra nossa protagonista: Eadlyn, a princesa e futura rainha. Chegou à vez de Eadlyn assumir o reino e, enquanto tenta conquistar a população e provar que será uma líder tão boa quanto seu pai, ela participa da sua própria Seleção em busca de um marido e futuro rei. O fato é que a seleção da princesa não começou nada bem e, para piorar as coisas, agora ela precisa apressar o processo e escolher logo um futuro rei. 

Uma das coisas que mais gostei no livro é que, pela primeira vez, a Kiera Cass deu um enfoque político maior à trama. Desde o primeiro livro a autora fala sobre divisão de classes, segregação social e pobreza, porém, esses aspectos eram eclipsados pelo romance, pelos belos vestidos e, principalmente, pelo processo de seleção. Contudo, o fato de Eadlyn ser uma líder nata e colocar seus súditos como prioridade, permite que sua história foque nos problemas políticos de Iléa e nas necessidades da população. Assim, lemos sobre a rotina da futura rainha, suas obrigações e tomadas de decisão, e sua luta para agradar e melhorar a vida de seus súditos. E eu gostei bastante disso. 


Em contrapartida, achei que a autora focou tanto na rotina da princesa e em seus dilemas políticos que, infelizmente, o romance ficou em segundo plano. A sensação é que muitas coisas aconteceram em poucas páginas: dramas e decisões políticas, revolta populacional, crescimento e amadurecimento da protagonista, coroação e, só então, o desfecho romântico. Já sabia que o livro uniria as pontas soltas deixadas por seu antecessor, mas tudo foi resolvido de forma muito rápida. E nesse aspecto o quesito romance foi o que mais me desagradou. Por demorar para desenvolver o romance, o envolvimento do casal me pareceu falso se comparado com o romance vivenciado pelos outros protagonistas da série.


Ainda assim, mesmo achando tudo muito rápido e abrupto, a Kiera tem uma maneira gostosa de escrever e que só me deixa mais e mais encantado por suas obras. A Coroa não é um livro maravilhoso, mas para os fãs vale muito a pena ler.

“— (…) Porque, afinal, quem é você?
— Sou Eadlyn Schreave, e nenhuma pessoa no mundo é mais poderosa do que eu.”

Enfim, mais uma série finalizada e que vai deixar saudades. Mesmo achando que os dois últimos livros da saga foram desnecessários para o desenvolvimento da trama de A Seleção, não consigo me despedir facilmente desses personagens. Admiro a capacidade que a Kiera Cass tem de criar um universo cativante, romântico e extremamente envolvente. Tanto é que, apesar dos inúmeros pontos negativos que posso elencar para esses livros, não nego que sou apaixonado por eles. Assim, mesmo que A Coroa não seja o melhor livro da autora (ou até mesmo dessa série), ele cumpriu minhas expectativas e fez jus a esses personagens tão maravilhosos e especiais.


1. Saraiva

0 comentários :

Postar um comentário