Resenha: Aprendendo a Seduzir - Patricia Cabot

Título: Aprendendo a Seduzir
Título Original: Educating Caroline
Autor (a): Patricia Cabot
Editora: Planeta de Livros (Selo Essência)
Páginas: 368
Ano: 2012
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!

Sinopse: Que mulher não se apaixonaria por Hurst Slater, o charmoso e galante marquês de Winchilsea? Lady Caroline Linford sabia que não poderia ter um noivo melhor. Ela o amava; ele o amava. Pelo menos, era o que achava até pegá-lo com outra mulher. Em vez de fazer um escândalo e sair chorando, como fariam as mocinhas de seus romances preferidos, Caroline toma outra atitude: procura um professor que lhe ensine tudo o que uma mulher deve fazer para deixar um homem perdidamente apaixonado. Mas, durante as aulas, a jovem fará uma descoberta muito mais impactante do que a do flagrante. Caroline descobrirá o verdadeiro amor.


Caroline é uma dama com todos os requisitos necessários para ser a esposa perfeita do marquês de Winchilsea. Com uma beleza delicada, inteligente e dona de um bom dote, no fundo do seu coração ela sabia que mesmo que não fosse o ideal de Hurst Slater, ela iria fazer o máximo para ser o que ele esperava dela. Principalmente porque, era a ele a quem ela devia a vida do seu irmão e nenhum esforço para agradá-lo seria insuportável demais para que fosse digna dele. No entanto, quando ela o flagra em uma posição muito comprometedora com outra mulher, ela não sabe o que fazer. Diferente de outras mulheres, ela não invadiu a sala e exigiu explicações, muito menos saiu correndo e chorando por aí. Ela apenas fechou a porta com cuidado e caminhou até um lugar onde pudesse pensar melhor na situação que acabara de presenciar.


Ela não sabia quanto tempo tinha ficado sentada naquele degrau solitário, mas passos pesados soaram pelo corredor e ela teve sua tranquilidade interrompida. Para a sua surpresa, o homem que logo se apresentou não era ninguém menos do que o noivo da mulher que estava com o seu próprio noivo fazendo coisas que ela sequer imaginava.

Prevendo a tragédia que se sucederia se ela não intervisse, ela dá o máximo de si para distrair aquele homem de aparência e reputação perigosa. Contudo, diferente daquilo que imaginava, ele até que era agradável. Ela só não podia aproveitar muito de sua companhia porque estava com muito medo de que algo ainda pior acontecesse. No entanto, logo depois do desfecho tenso dessa noite estranha, ela teve de encarar a dura realidade de que não era boa o bastante para Slater, afinal, ele tinha uma amante.

Decidida a resolver esse problema a qualquer custo, ela procura a única pessoa que poderia ensiná-la a arte da sedução: o Lotário de Londres, mais conhecido como Braden Granville, o noivo de sua rival.

Ele ainda não havia se recuperado do choque e não conseguia tirar os olhos dela. Nem podia deixá-la ir. Não agora. Talvez nunca.

Narrado em terceira pessoa, a autora alterna os pontos de vistas frequentemente no decorrer da narrativa. Contudo, ela mantém maior foco em Caroline e é através dos olhos e pensamentos da moça que notamos como vivia e se comportava a sociedade há alguns séculos e em como o volume da fortuna definia o destino e a aceitação social de uma pessoa.

No caso da nossa protagonista, Caroline está dividida entre aquilo que ela e sua família acreditam ser o certo a se fazer e o que ela realmente quer. Ambas as situações são muito importantes e a indecisão toma conta dela de modo que ela passa a agir por impulso e esconder as suas escolhas de sua família. Ainda mais porque ela tem plena consciência do quanto todos a repudiariam se soubessem de sua relação nada inocente com o famoso Granville.

Sua decisão poderia ser mais fácil se o seu objeto de interesse não fosse um homem com má fama adquirida através dos seus nada secretos talentos sexuais e se ele não fosse tão massacrado pela alta sociedade por não ser um descendente direto da nobreza. 

"... Caroline Linford finalmente se inclinou para a frente na cadeira e, baixando a voz de modo conspiratório, disse: 
- Bem, na verdade, senhor Granville, o que preciso é... preciso que o senhor me ensine a fazer amor."

Um dos pontos que mais me agrada em romances de época é o de encarar o contexto social retratado, ainda que de maneira romantizada, por ele ser tão distante do nosso e, ao mesmo tempo, similar em alguns aspectos. Aqui, a importância da sociedade britânica machista e patriarcal do século XIX é de extremo peso na história, visto que influenciam diretamente nas escolhas da protagonista, ao mesmo tempo em que eu me divertia com as situações consequentes da quebra do decoro da época e com os costumes de um modo geral, como também ficava aflito com muitas das injustiças, principalmente por elas infelizmente ainda refletirem em nosso século atual.

Também, adorei que Patricia Cabot tenha inserido na trama uma feminista ativista cujo o nome é Emily, melhor amiga de Caroline, que tanto contribuiu para o elemento cômico da narrativa (já que é divertidíssimo acompanhar as situações nas quais ela se envolve) quanto também a tornou interessante, justamente pela autora ter optado em trazer esse elemento para o livro. 

Sendo assim, aos amantes de Romances de Época, Aprendendo a Seduzir é leitura mais que obrigatória, assim como para aqueles que buscam romances levemente picantes, divertidos e com personagens cativantes.


4 comentários :

  1. Gostei demais desse casal também achei massa a questão do feminismo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e já anotei a dica do livro, fiquei bem curiosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Luan, sou apaixonada em romances históricos, mas com essa resenha, esse acaba de entra pra minha lista hahaha adorei! Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir
  4. eu tenho esse livro, e pretendo começar a ler patricia [meg] por esse, só não sei quando isso vai acontecer

    ResponderExcluir