Resenha: Ligeiramente Maliciosos - Mary Balogh

Título: Ligeiramente Maliciosos
Título Original: Slightly Wicked
Autora: Mary Balogh
Série: Os Bedwyns
Tradução: Ana Rodrigues
Gênero: Romance de Época
Edição: 2015
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 288 páginas
Pontuação:  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!

Sinopse: Após sofrer um acidente com a diligência em que viajava, Judith Law fica presa à beira da estrada no que parece ser o pior dia de sua vida. No entanto, sua sorte muda quando é resgatada por Ralf Bedard, um atraente cavaleiro de sorriso zombeteiro que se prontifica a levá-la até a estalagem mais próxima. 
Filha de um rigoroso pastor, Judith vê no convite do Sr. Bedard a chance de experimentar uma aventura e se apresenta como Claire Campbell, uma atriz independente e confiante, a caminho de York para interpretar um novo papel. A atração entre o casal é instantânea e, num jogo de sedução e mentiras, a jovem dama se entrega a uma tórrida e inesquecível noite de amor. 
Judith só não desconfia de que não é a única a usar uma identidade falsa. Ralf Bedard é ninguém menos do que lorde Rannulf Bedwyn, irmão do duque de Bewcastle, que partia para Grandmaison Park a fim de cortejar sua futura noiva: a Srta. Julianne Effingham, prima de Judith. 
Quando os dois se reencontram e as máscaras caem, eles precisam tomar uma decisão: seguir com seus papéis de acordo com o que todos consideram socialmente aceitável ou se entregar a uma paixão avassaladora? 
Neste segundo livro da série Os Bedwyns, Mary Balogh nos conquista com mais um capítulo dessa família que, em meio ao deslumbramento da alta sociedade, busca sempre o amor verdadeiro.

Neste segundo volume da série Os Bedwyns, temos Judith Law, de 22 anos, filha do pastor Law, vista como a esquisita da família, feia  e sonhadora.



Após o seu irmão, Branwell, praticamente falir a família, ela Judith é convidada pela tia Effingham para cuidar da avó. Durante a  viagem, no entanto, ocorre um acidente na diligência que a levava a seu destino e ela acaba por conhecer Ranulf Bedwyn. Ao ser resgatada por Ralf, que se apresenta como Ralf Bedard, Judith ver no homem misterioso e atraente a chance de ser livre, ser quem ela quiser, se apresentando, assim, como Claire Campbell.

Os dois, assim, mergulham em uma jornada intensa de sedução, escondendo um do outro suas verdadeiras identidades. E, movida pelo desejo de ter pelo menos uma aventura a quer se lembrar para o resto de sua vida, Judith se entrega de corpo e alma a Ralf, e na pele de uma atriz independente, Claire Campbell deixara lorde Bedard rendido.


''[...] Judith só poderia esperar monotonia e trabalho árduo em seu futuro. Nenhum pretendente ou casamento, casa ou família. Estava prestes a se tornar uma dessas mulheres apagadas, abundantes na sociedade, mas que viviam nas sombras.''


Lord Bedwyn está viajando para a casa de sua avó, que além de neto também é seu herdeiro. O maior desejo dela é ver o neto casado e tomando conta de suas terras, no entanto, ele se mostra irredutível ao matrimônio toda vez que ela toca no assunto. Porém, com a saúde já fragilizada, ela pede que Ralf aceite cortejar Lady Juliane Effingham, prima de Judith. Tanto Judith quanto Ralf não imaginam que seus destinos estão prestes a se reencontrarem, muito menos que ambos esconderam um do outro quem realmente eram.


''Você é um Bedwyn, afinal de contas, e os Bedwyns sempre levam seus deveres a sério, não importa o que mais se possa dizer sobre eles.''


O livro é narrado em terceira pessoa, cujo enredo se passa na cidade de Kenon, Leicestershire, interior de Londres. A narrativa é fluída, com temas, apaixonante e com temas bem atuais que já ocorriam naquela época. A obra tem um mescla de romantismo, sensualidade, além de ser divertida e emocionante, tudo na medida certa.

Judith é uma personagem que sofre com o seu papel de mulher na sociedade. Acontece que ela, desde pequena, foi repreendida por seus pais quanto a forma de se vestir e comportar, o que fez com que Jud não compreendesse a beleza que tem. A vida toda ela foi ensinada a não se destacar, a não chamar a atenção para si. E é ela, por irresponsabilidade do irmão Branwell, a escolhida para morar com a tia Louisa. E pensem como a coitada sofre! Judith, desde o momento em que pisa na propriedade dos Effingham, é hostilizada pela tia, tratada como uma serva. Claro que essa não é a vida que Judith sonhou para si, já que seu sonho é ser atriz.

Ralf é um cavalheiro, carinhoso, sincero, e como todos os Bedwyn, cuidadoso com aqueles que amam. E com Judith não será diferente. Por mais que diga que apenas sente atração por ela, que a mulher certa para ele se casar (mesmo que ela seja insuportável de aturar) é com Julianne, prima de Jud, Ralf descobrirá que o amor vai além dos que os outros dizem ser o certo e das convenções sociais. E que quando um Bedwyn se apaixona, nada mais servirá. Será para sempre.


''Os Bedwyns tinham a reputação de serem indomáveis, arrogantes e até mesmo frios.''


Gostei da forma como a autora trabalhou o amor entre Jud e Ralf. Não é algo que ocorre de forma repentina, mas gradualmente, que vem do convívio diário.

''[...] O amor não é físico, mental ou emocional. É maior do que qualquer uma dessas coisas. É a verdadeira essência da própria vida, não concorda? Esse grande mistério que não se pode expressar, que passamos a compreender melhor através da descoberta do ser amado.''



Um outro ponto que me encantou foi o tema central da obra que é bem atual: a subjugação do papel da mulher. Vemos constantemente em noticiários mulheres que foram estupradas e hostilizadas por conta de suas roupas, e em pleno século de XIX, período retrato no enredo, não é diferente. Judith, por ser uma mulher bonita, com atributos, tem que se esconder para que os homens não tenha desejos lascivos. Inclusive, quando ela chama a atenção de qualquer homem, ou mesmo ocorre uma situação a qual não provocou (não vou poder falar, porque quero que vocês leiam), ela é culpada por chamar atenção demais.


Mary Balogh consegue mostrar bem como essa subjugação da mulher é um tema antigo que ainda perdura na mente de muitos homens, e também de mulheres.

No início tive raiva do irmão de Judith por colocá-la, de certa forma, nessa situação. Mas depois percebi que ele foi apenas fruto de uma criação que valorizava demais o papel do homem frívolo, que deveria gastar e ter prostitutas a seu dispor. E vemos que, após ele ver a irmã na situação de criada na casa dos tios, enquanto ele, o causador de tudo, é tratado como um convidado da família, Branwell cairá em si e buscará mudar.

Achei também que a avó de Jud poderia ter feito mais pela neta. Ela, em alguns momentos, também coloca a neta no papel de criada e desconfia dela quando Judith mais precisa de seu apoio.

Claro, a tia de Judith e Juliane, sua prima, farão a vida de Jud ainda mais impossível. E as cobras ainda ganharão um aliado, machista, recalcado, que fará de tudo e mais um pouco para complicar a vida da pobre Judith. Pensem como a coitada sofre por ser bonita?! A tia não aceita de forma alguma que a sobrinha se sobressaia mais que a filha, que chame atenção dos homens.

Como podem perceber, a trama é repleta de ensinamentos, de temas familiares conflituosos, mas que a autora aborda de forma equilibrada, tornando a leitura leve, descontraída, e até mesmo divertida.

A obra finaliza dando um gancho para a próxima obra da série, que contará a história de Freyja, dando uma leve pincelada do que ela irá aprontar.

E eu, claro, recomendo a leitura dessa série que tem conquistado milhares de leitores, fãs do gênero de romance de época. A obra tem um enredo viciante, com personagens apaixonantes, que quando amam, amam pra valer.

"-Depois que eu me casar, Judith - disse Rannulf, percebendo que ela não estava com humor para brincadeiras -, minha esposa contará com devoção absoluta, dentro e fora do leito matrimonial. Isso seria verdade mesmo que, por alguma razão, eu fosse persuadido a me casar com uma mulher que não fosse da minha escolha... como quase aconteceu nas ultimas semanas. Você é a noiva da minha escolha, o amor do meu coração, pelo resto da minha vida."


    Próximo da série:


0 comentários :

Postar um comentário