Resenha: O Último dos Canalhas - Loretta Chase

Título: O Último dos Canalhas
Título Original: The Last Hellion
Autora: Loretta Chase
Tradução: Alves Calado
Gênero: Romance de Época
Edição: 2015
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 298 páginas
Pontuação:  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
() Favoritado!


Sinopse: O devasso Vere Mallory, duque de Ainswood, está pronto para sua próxima conquista e já escolheu o alvo: a jornalista Lydia Grenville. Só que desta vez, além de seduzir uma bela mulher, ele deseja também se vingar dela.
Ao se envolver numa discussão numa taverna, Vere foi nocauteado por Lydia e se tornou alvo de chacota de toda a sociedade. Agora ele quer dar o troco manchando a reputação da moça.
Mas Lydia não está interessada em romance, principalmente com um homem pervertido feito Mallory. Em seus artigos, ela ataca nobres insen- satos como ele, a quem considera a principal causa dos problemas sociais.
Nesse duelo de vontades, Vere e Lydia se esforçam para provocar a der- rota mais humilhante ao mesmo tempo que lutam contra a atração que o adversário lhe desperta. E, nessa divertida batalha de sedução e malícia, resta saber quem será o primeiro a ceder à tentação.

Vere, o duque de Aisnwood, o último dos Mallory, pertence a uma família de linhagem, famosa por os homens pertencentes a ela serem canalhas de marca maior. Conhecido por suas conquistas e farras que pareciam não ter fim, tudo piora ao ser nomeado duque após a morte prematuro do filho de seu primo e melhor amigo, Charles. A morte do pqueno Robin, que ainda iria completar 10 anos de idade, abala profundamente Vere, que após passar 15 dias com o menino, se apega a ele e depois tem que presenciar a morte da criança e ainda receber o título de duque que era dele.



"Alguns antepassados do duque tinham vivido muito, outros poucos, mas todos tiveram em comum uma vida intensa , porque essa era sua natureza: serem canalhas notórios de nascença."

E assim, Vere foge de suas obrigações como duque, carregando a dor e o peso das mortes de seus primos, Charles e Robin, repudiando de todas as formas o título que nunca quis, agindo como um desmiolado, sem consideração por qualquer pessoa, principalmente as mulheres, a quem ele consdera serem incapazes de pensar.

Lydia está sozinha na vida. Após perder sua mãe e irmã, e ainda ser abandonada pelo pai, ela foi criada por seu tio-avô e sua esposa. Aos 13 anos, Lydia era analfabeta, mas com a ajuda do mordomo dos tios, aprendeu a ler e a escrever, sendo incentivada pelo mesmo a escrever. Agora, aos 28 anos, ela é redatora da Argus, uma revista londrina que estava à beira da falência, que ela ajudou a se reerguer.

Lydia é uma mulher forte, temida e admirada pela população, que ama suas histórias e suas reportagens. Ninguém sabe ao certo sua origem ou a que família pertence, apenas que ela é a jornalista mais influente da Inglaterra. 

"Era por isso que Deus a havia criado forte, inteligente e destemida. Não era brinquedo de homem nenhum. E certamente não arriscaria todas as coisas pelas quais batalhara só porque um príncipe encantado palerma tinha provocado um furor em seu coração turbulento."

Além das histórias criadas por Lydia, ela também publica reportagens denunciando as barbaridades que ocorrem na sociedade, as quais a sociedade parece não se importar. E ela, por já ter passado por muitos problemas, busca fazer a diferença, ajudando aqueles que mais necessitam, falando pelos sem teto, pobres e por aqueles que foram mortos inocentemente.

E é em um dos momentos em que Lydia está a procura de pistas acerca do sumiço de algumas jovens que ela conhece Vere. O encontro provoca a maior confusão entre os dois. Ele acha que ela não passa de uma solteirona intrometida e ela por sua vez acha o duque um nobre desmiolado, que não tem nada para fazer além de pensar em si mesmo.

"Mas as mulheres são assim: querem saber por que isso, por que aquilo, e ficam imaginando que há algum significado profundo em tudo que um sujeito faz."

E assim, ambos embargam em uma aventura cheia de muitas confusões e desencontros, e conforme vão passando mais tempo juntos outro sentimento começa a aflorar em seus corações.

" Era assim que desejava permanecer: como parte dele, como se lhe faltasse um pedaço e ela fosse a única a se encaixar."

A obra é narrada em terceira pessoa, tendo como espaço central para o desenvolvimento do enredo, a Inglaterra. Eu particularmente amo esse tipo de escrita, pois temos uma visão ampla dos sentimentos tanto de Lydia quanto de Vere. 

Assim como O Princípe dos Canalhas, O Último dos Canalhas é uma obra bem divertida, com uma mocinha forte, decidida e independente. Loretta foi brilhante ao abordar temas tão atuais em um romance de época, algo tão antigo e que pensamos ser atual. 

Através dos textos de Lydia e suas investigações, vemos uma outra realidade que vai além dos bailes e vestidos tão comumente abordados nos romances de época. É apresentado ao leitor as barbaridades acorridas entre a população mais carente, os roubos para a sobrevivência ou pela ganância, a morte de inocentes e o tráfico de mulheres.

O foco principal das investigações de Lydia é provar que Coralie é uma aliciadora de jovens e fazê-la ser presas e devolver as jovens a suas famílias. Um tema bem atual, concordam? 

E Vere, claro, acaba se metendo nas investigações e provocando situações pra lá de divertidas. Isso tudo, segundo ele, para evitar que Lydia se meta em confusão ou acabe estirada em uma vala. Mas, a verdade é que ele não consegue ficar longe dela, saber que pode perdê-la. E Vere fará de tudo para fazê-la enxergar a sua vida de outra forma, fazê-la entender que casamento não significa submissão total e que se deixar seduzir não a fará mais uma de suas conquistas.

"- Eu não desejo você.
- Mentiroso.
- Você é presunçosa demais. - Ele lhe deu as costas - Srta. Virgem Vestal, que acha que sabe tudo. Você nem sabia beijar, até que eu lhe ensinei.
- Não me lembro de ter implorado por essa aula.
- E, assim, você conclui que é irresistível.
- Sim, você não consegue resistir a mim."

Temos ainda a oportunidade de rever o casal Jess e Belzebu, que terão uma participação especial na vida de Lydia e Vere.

Espero sinceramente que a Arqueiro lance os outros livros da série. Simplesmente estou encantada pela escrita de Loretta Chase e mega curiosa para ler as outras histórias envolvendo esses canalhas apaixonantes. 


2 comentários :

  1. Oii Carol,
    Esse livro chegou para mim, semana passada e já estou ansiosa para ler! Amei "O príncipe dos canalhas" e estou com altas expectativas com esse livro. Vi que favoritou ele, então tenho certeza que vou gostar.

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leisiane,

      Esse livro é maravilhoso. Vere é um canalha apaixonante.Espero ler sua resenha em breve.

      Beijoss!

      Excluir